DYABARA - 4 de maio 2007


Colectivo formado em 2004, por iniciativa de Nuno Rebelo (Xibata), percussionista e formador de ritmos afro-mandinga. Inicialmente um projecto musical com três elementos, logo integrou a dança como parte fundamental. O colectivo é hoje formado por Xibata, Nuno, Pedro e João na percussão; Ni, Vanessa e Charlotte na dança.

Participam em vários festivais de músicas do mundo, bem como em animações de rua.

O grupo Dyabara dedica-se essencialmente à pesquisa e estudo de ritmos e danças tradicionais africanos oriundos da etnia mandinga – etnia espalhada pela região ocidental de África, a que pertencem países como o Burkina Faso, Mali, Guiné Conakri, Senegal, entre outros, onde esta cultura está explicitamente viva. Os instrumentos utilizados são também eles oriundos dessa cultura, trazendo um carácter orgânico impossível de ignorar e que contagia as audiências por onde quer que passem.

Estes espectáculos assentam em composições riquíssimas a nível de ritmo, cânticos e dança, onde o dyabara marca o ritmo incansavelmente e os djembés improvisam sobre uma base ritmo-melódica sustentada pelos 3 dununs: kenkeni, sangban e dunumba, em sincronia com as danças. Aliando a paixão pela música e dança afro-mandinga a uma forte energia de palco, partilham com o público a celebração da Vida à maneira africana!!!

dia 4 de maio (sexta-feira). 22h. auditório da biblioteca municipal de barcelos
bilhetes. €3

Sem comentários: