ATRAVÉS DA NOITE (SWEET AND LOWDOWN) - projecção de filme - 24.11.2006


Numa das canções escritas pela dupla Reed/Cale no álbum-tributo a Andy Warhol “Songs for Drella” diz-se algo do género: “não há estrelas no céu de Nova Iorque… estão todas no chão”. A simplicidade lírica (tão própria de Reed) enche as medidas da imagem e (des)constrói a questão: será apenas uma alusão à comunidade artística da capital? ou uma referência à cadência (ou decadência) estelar-humana tão típica do imaginário urbano? Talvez nem uma coisa nem outra… Coloquemos antes na imagem um contorno musical jazzístico com desfoque nas dioptrias de Woody Allen e obteremos a verdadeira Nova Iorque das estrelas, “a cidade que nunca dorme porque não toma os comprimidos”
Em “Através da Noite” (“Sweet and Lowdown” no original) Woody Allen foi muito além da banda-sonora jazz para Nova Iorque. Numa espécie de “falso documentário” (ou “mockumentary” para aqueles que preferem o original e dispensam traduções) o “caixa d’óculos” paranóico conta-nos a história do guitarrista americano dos anos 30 Emmet Ray (interpretado por Sean Penn, na altura nomeado para Óscar de melhor actor principal) o segundo melhor guitarrista do mundo, logo a seguir a Django Reinhart (1910-1953). Duas estrelas para o mesmo palco impossível. Em primeiro lugar, porque Emmet Ray é um personagem fictício e Django Reinhart não; em segundo lugar (em consequência da ficção), porque este filme é um “mockumentary” que mistura a realidade (o próprio Woody Allen aparece como entrevistado) com o “imaginário da folha em branco”.
Ao mesmo tempo, este “Através da Noite” é um tributo à grande paixão de Allen: o jazz. Principalmente “aquele que lhe recorda o cheiro perturbador do 78 rotações e o condensado extraordinário de felicidade que os seus 3 minutos continham”. O “caixa d’òculos” tem destas coisas…ora ele também não fosse uma estrela do clarinete…

Realização: Woody Allen
Actores: Sean Penn, Samantha Mortn, Uma Thurman, Anthony LaPaglia, John Waters
Produção: Jean Doumanian; J.E. Beaucaire
Fotografia: Fei Zhao
Origem: E.U.A., 1999
95 min. cor

sexta feira (24 do 11 de 2006) - 22h: auditório da biblioteca municipal de barcelos

ENTRADA LIVRE

Sem comentários: