CAFÉ E CIGARROS (projecção de filme) 25 novembro 2005

Imagine-se um encontro entre Iggy Pop e Tom Waits… e uma conversa fumarenta entre ambos com um fundo sonoro de estilo havaiano saído de uma jukebox. Da conversa brotam momentos non-sense e absurdos, e também (obrigatoriamente) considerações sobre o que de mais importante os une: café e cigarros. Iggy Pop esforça-se por ter assunto. Tom Waits nem por isso…

Jim Jarmusch (“Down By Law”, “Night On Earth”) realizou o primeiro “Café e Cigarros” em 1986 com Steven Wright e Roberto Benigni, o segundo em 1986 com Steven Brusceni e os irmãos de Spike Lee, e em 1993, o terceiro, com Iggy Pop e Tom Waits. Recentemente gravou mais oito “curtas” e compilou todas as “cenas fumarentas” numa longa-metragem. Às de Waits e Benigni juntam-se agora as conversas a preto e branco dos White Stripes, de GRA e RZA (Wu Tang Clan) e Bill Murray, de Alfred Molina e Steve Coogan (“24h Party People”), entre outros. A ideia é simples. Muito simples. Basta apenas juntar duas pessoas, café e cigarros. E o resultado é sempre enigmático.

E de que nos fala o filme? Praticamente de… café e cigarros. À parte disso, sabe-se que Jim Jarmusch gosta de fazer sempre o mesmo filme e de juntar pessoas (amigos) com estilos contrastantes numa mesa de café. Gosta de improvisar e de misturar diálogos de histórias diferentes e, obviamente, de café e cigarros. Como o próprio referiu numa entrevista ao Y: “foi um dispositivo para juntar pessoas. É como um intervalo nas nossas vidas. Essas substâncias são narcóticas. São muito fortes, mas como são legais usamo-las sem questionar nada. Gostei da ideia de que essas pessoas usam essas drogas social e legalmente, como um intervalo no horário dos seus dias normais. Gosto disso, gosto do preto e branco, do preto do café e do branco dos cigarros. Não sei, era um dispositivo para juntar pessoas”.

Realização: Jim Jarmusch
Actores: Roberto Benigni, Tom Waits, Iggy Pop, Steve Coogan, Bill Murray, Steven Wright, Alfred Molina
Produção: Joana Vicente, Jason Kliot

Fotografia: Frederick Elmes, Ellen Kuras, Robby Müller, Tom Dicillo
Origem: E.U.A., 2003
96 min. | preto e branco

Sem comentários: