DAZKARIEH 15 abril 2005


Os DAZKARIEH iniciam a sua viagem musical em 1999 passando por diversas fases no seu caminho e hoje, após várias mudanças na sua formação, costumam ser classificados na categoria de “world music”. E sim, eles são música do mundo, no sentido da fusão musical resultante das experiências dos seus instrumentistas que vão desde a tradicional ao rock, da erudita à experimental, utilizando para tal, instrumentos tradicionais de várias culturas,como a sueca, irlandesa ou a árabe mas tendo dado, porém, um especial ênfase à música tradicional portuguesa nos últimos dois anos. Como é de uma viagem que se trata, é ao vivo que as suas prestações se tornam mais coloridas e criativas.
O grupo conta já com três trabalhos discográficos, sendo que o segundo trabalho teve uma segunda edição em capa de madeira, e com uma compilação dos seus temas inseridos na “banda sonora” do livro “ELDEST” de Chistopher Paolini com 33.000 exemplares vendidos. O seu último trabalho sugere-nos uma busca incessante por sons acústicos que se fundemnuma descarga eléctrica pujante e onde um caminho revigorante se traça namúsica portuguesa de “raiz tradicional”. É um som único que brota da raiz para voar sem fronteiras e sem limites, para fora do mundo real.
Realizando mais de 40 concertos por ano, destaca-se no verão de 2006 a sua participação em três dos mais importantes festivais de “world music” em Portugal, como o Festival Músicas do Mundo em Sines, o Festival MED em Loulé e o Festival Sons em Trânsito em Aveiro. Fora do país, destaca-se, em Julho deste mesmo ano, a ida até ao Canadá para participar no Festival d’Été de Québec: um dos maiores da América do Norte.
http://www.dazkarieh.com/

Sem comentários: