Dia 22 - RODRIGO LEÃO


“Cinema é, provavelmente, o disco mais perfeito de Rodrigo Leão. E isto só quer dizer uma coisa – é o disco em que ele mais se encontra e em que a sua originalidade absoluta tem mais força. Neste Cinema, Rodrigo surge como um compositor de voz própria, maduro e eclético. As estradas que escolhe para as suas músicas são muita e, extraordinariamente, todas começam e acabam nele. Rodrigo Leão é, neste momento, um compositor “europeu”, passando ao lado o aspecto redutor de todos os rótulos. Tem a mesma visão e o mesmo amor de nomes como Yann Tiersen ou Emir Kusturica. Com uma enorme vantagem: não é nenhum deles.
Não é por acaso que nomes como Beth Gibbons ou Ryuichi Sakamoto aceitaram colaborar em Cinema. O resultado destes encontros superou as expectativas: oiça-se Lonely Carousel – com Gibbons afectando uma dicção expatriada e levemente balcânica – ou a doce melodia que o japonês encontrou em António, para embalar as primeiras palavras do filho de Rodrigo Leão.
A música de Rodrigo Leão nasce de cumplicidades, que ele cultiva e conserva como raros. Diz quem o conhece que chega mesmo a ser displicente com o seu talento, partilhando-o com alguns privilegiados e transformando-o em amizade. Há alguns anos atrás, numa qualquer noite, um amigo de Rodrigo Leão foi ouvido a dizer: “devíamos formar a junta dos amigos do Rodrigo e atribuir-lhe um subsídio vitalício, para que não tivesse de se preocupar com mais nada a não ser a música. Eis uma proposta a levar muito a sério.” - Nuno Miguel Guedes, Junho de 2004

22 de setembro (sexta) - auditório s.bento menni (barcelos)
bilhetes. €7,50

1 comentário:

Pedro Branco disse...

Excelente concerto.. Casa Cheia..Uma prova que o vosso trabalho está a dar frutos. Continuem..